O que você precisa saber sobre Tratamento de Esgotos e Efluentes!

Depois do oxigênio, a água nova e limpa é a necessidade mais fundamental e importante para a vida na Terra.

A importância de administrar apropriadamente aos esgotos e efluentes de empreendimentos humanos é evidente, já que a água sem o devido tratamento pode pode causar grandes problemas.

O impacto de efluentes sem tratamento!

O despejo de materiais sem o devido tratamento implica à população local a perda de qualidade de vida, problemas de saúde e a dificuldade em usufruir de um espaço comum de qualidade.

O lançamento de efluentes não tratados, provenientes das indústrias e esgotos sanitários, em rios, lagos e córregos provocam um sério desequilíbrio no ecossistema.

Além de tudo, a água poluída provoca grave impacto à saúde das pessoas que utilizam no dia a dia em atividades domésticas e alimentares. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada R$ 1,00 gasto com saneamento, R$ 4,00 são economizados na área da saúde pública.

Entre as principais e mais comuns doenças ocasionadas pela água sem tratamento estão:

  • Cólera;
  • Disenteria;
  • Meningite;
  • Amebíase;
  • E hepatites A e B.

Os efluentes industriais que poluem os rios também podem causar contaminação por metais pesados, provocando tumores hepáticos e de tireoide, rinites alérgicas, dermatoses e alterações neurológicas.

O que sua empresa ganha com o tratamento de efluentes e resíduos industriais?

Diferentemente do que acredita-se, o tratamento de efluentes possui benefícios além da questão ambiental. Entre os principais pontos a favor estão:

  • Atendimento à legislação

Ao deixar de cumprir a legislação e suas normas, as empresas sofrem implicações que geram prejuízos financeiros, como por exemplo responder por crime ambiental, pagamento de multas e até mesmo suspensão das atividades ou fechamento da empresa.

  • Economia

Especialistas apontam que um planejamento adequado na gestão operacional, a utilização de técnicas modernas e inovadoras, e parcerias com empresas especializadas e responsáveis, otimizam as despesas e podem, inclusive, promover a economia nessas despesas.

  • Imagem confiável junto ao público

Causas ligadas à questões naturais estão ganhando cada vez mais a atenção da mídia e do público em geral Quando você faz bem ao meio ambiente, as boas ações são convertidas em reconhecimento e, com isso, suas vendas podem até aumentar, pois clientes e não clientes se tornarão promotores espontâneos de sua marca.

O certo é que a destinação correta dos resíduos e a consciência ambiental devem fazer parte da rotina de empresas, pois são imensuráveis os ganhos – seja no aspecto de relevância e reputação ou seja também do ponto de vista econômico-financeiro.

Como a NIVETEC atua nas Estações de Tratamento?

Tanto nas Estações de Tratamentos de Esgotos e Efluente, nas ETE’s Compactas ou de Reuso oferecemos para cada etapa do tratamento os equipamentos necessários para uma análise eficiente do processo.

Desde a vazão da Entrada de Esgoto Bruto, até a Vazão da Saída do Esgoto Tratado para o corpo d’água. Medição de Nível, pH, Oxigênio Dissolvido, Condutividade, Nível de Interface da Manta de Lodo, Amônia e Nitrato, Turbidez de Alto Range, Sólidos Suspensos e entre outras análises que garantem a eficiência do processo.

Confira também nosso Release Técnico sobre: Análise de Oxigênio Dissolvido em Estações de Tratamento de Efluentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos Relacionados