Medição de Vazão: O que é? Como fazer?

A Medição de Vazão atende a uma ampla variedade de aplicações, indústrias e autarquias que necessitem medir e mensurar a passagem de líquidos e fluidos de diversas naturezas. Abaixo você entenderá desde o início, como a medição de vazão é importante e como ela deve ser realizada para obter o máximo de desempenho e assertividade na sequencia do seu processo.

 

Qual a finalidade da medição de vazão?

Os Medidores de Vazão têm por finalidade precisar a quantidade de líquidos, gases ou sólidos que passam por um determinado local durante um intervalo de tempo. E por que essa medição é importante? Para o controle eficiente e a qualidade dos processos industriais!

Através da Medição de Vazão há uma melhor gestão da produção e consequentemente maior eficiência, lucro e crescimento, já que haverá um maior controle contra perdas e gastos desnecessários.

 

Fundamentos da medição de vazão:

A Medição de Vazão abrange uma ampla gama de aplicações, desde a medição da água em residências e estações de tratamento, até a medição de gases industriais, produtos químicos etc. Para a escolha correta do dispositivo de medição é necessário se atentar a fatores como:

– Que tipo de fluido será medido (gás, líquido ou vapor, limpo ou poluído, transparência etc.)

– Qual a exatidão que a medição precisa ter

– O espaço físico onde a medição ocorrerá

– A condição termodinâmica do fluido a ser medido (altas ou baixas temperaturas, níveis de pressão etc.)

 

Onde se aplica a medição de vazão?

As aplicações de Medição de Vazão variam desde a passagem de pequenos fluxos de dosagem ou tratamento de água utilizando tubos de pequenos diâmetros, até o fluxo em grandes tubulações, aquedutos de grandes diâmetros e canais abertos.

E como já mencionado em nosso post sobre os fundamentos da medição de vazão, essas aplicações podem envolver água limpa, água com detritos, efluentes, esgoto, gás, vapor, produtos químicos em geral etc.

Além disso, vale reforçar que a medição de vazão influencia diretamente no gerenciamento de recursos, controle de processos, planejamento de novas aplicações, gerenciamento de distribuição, detecção de vazamentos, controle financeiro e questões ambientais direta ou indiretamente.

 

Como fazer a medição de vazão?

A Medição de Vazão nada mais é do que a definição do volume ou a quantidade de massa de um determinado fluido que passa pela seção de um tubo ou canal por unidade de tempo, ou seja, é a rapidez que um volume ou massa escoa.

Senso assim, os fatores determinantes para a realização da medição são o local onde ela ocorrerá e o tipo de medidor que será utilizado.

 

Quer saber mais sobre medidores de vazão? Acesse gratuitamente nosso eBook com os principais medidores de vazão indicados para cada uma das aplicações do mercado.

Clique aqui e faça o download agora!