Análise de Oxigênio Dissolvido em Estações de Tratamento de Efluentes

Em estações de tratamento de efluentes, cujos processos empregados são biológicos e aeróbios, a medição de oxigênio dissolvido ou medição e OD é um parâmetro FUNDAMENTAL, pois assim como todos os seres vivos, os microrganismos dependem de O² para viver. As bactérias só estabilizam a matéria orgânica por oxidação, ou seja, pelo consumo de oxigênio. Outros processos, como Nitrificação e o lodo de fundo, também dependem desse consumo.

Mau cheiro, ineficiência no tratamento, consumo de energia elétrica excessiva são alguns dos problemas causados por ausência de controle preciso de oxigênio dissolvido.

Diante dessa necessidade a Nivetec possui medidores de OD online para monitoramento do processo de aeração da estação realizando automaticamente o controle dos aeradores enviando somente o oxigênio necessário para eficiência do tratamento.

Vantagens em se ter medição de OD online constante no processo.

  • Redução de consumo de energia Elétrica
  • Redução de manutenção dos compressores (uma vez que não trabalham 100% do tempo no Maximo)
  • Maior Eficiência bacteriana no tratamento
  • Melhoria na produção

Redução do consumo de energia elétrica e Redução de manutenção dos compressores.

Apesar dos medidores possuírem capacidade de trabalho de até 20ppm ou 20mg/L o range de atuação em ETE’s não ultrapassa os 4mg/L dependendo da finalidade do tratamento. Em suma a relação da faixa de trabalho com a capacidade dos aeradores faz com que a demanda de oxigênio dissolvido seja atendida utilizando os aeradores em capacidade reduzida, gerando eficiência energética e Redução de manutenção dos compressores.

Maior eficiência Bacteriana no tratamento.

Sabemos que para uma maior eficiência no tratamento de efluentes é necessário que o oxigênio dissolvido seja mantido no que chamamos de Zona de Nitrificação, ou seja, para maior eficiência no tratamento não podemos os níveis de oxigênio muito baixos e também não podemos manter os níveis muito altos.

  • Níveis de OD baixos matam as bactérias
  • Níveis de OD altos fazem com que as bactérias decantem sem comer muito tornando o tratamento ineficiente.

Melhoria na produção e descarte de lodo

Com a melhoria na eficiência do tratamento aumenta quantidade de lodo enviada para os adensadores.

Soluções NIVETEC para medição de OD

Principio Polarográfico

Principio Luminescente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos Relacionados